
Conforme divulgado aqui anteriormente, o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, enviou projeto de lei que propõe aumento de impostos relacionados a taxa de coleta de lixo e da iluminação pública no município. O projeto seria votado pela Câmara de Vereadores de São Lourenço no dia (19/04) mas acabou sendo analisado, devido a pedido de vistas, apenas na Sessão de ontem (03/05).
A proposta de aumento de tarifas desprezou a grave situação econômica vivida por nosso município. Até dezembro de 2020 5 mil pedidos de seguro desemprego foram solicitados e mais de 9500 solicitações de auxílio emergencial foram transferidas em São Lourenço. Esse fato foi motivo de nota da ACI/CDL (Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas) que se mostrou contrária a proposta sugerindo dentre outras ações “Reforma administrativa da máquina pública, possibilitando a diminuição de despesas aos cofres públicos“.
Em um trecho da Sessão, o vereador e presidente do legislativo Paulinho Pereira relatou uma ligação do Prefeito Municipal ao líder da Bancada do PSDB, vereador Emerson Pieper, onde o chefe do executivo, teria vinculado a votação favorável ao aumento de impostos à reforma do Ginásio Municipal.
Os vereadores votaram da seguinte forma:
A FAVOR DO AUMENTO DOS IMPOSTOS
Jonatã Harter – PDT
Inês Waskow – PDT
Lauro Lopes – PDT
Abel Bueno – MDB
CONTRA O AUMENTO DOS IMPOSTOS
Emerson Pieper – PSDB
Renan Hartwig – PP
Fabiane Peglow – PSB
Ildo Doring – PT
Luis Weber – PT
Ronei Schmalfuss – PT
Ocorreu maioria portanto, de 6 votos a 4, contra o aumento.