
De acordo com o SLS Repórter, os prefeitos dos municípios de Amaral Ferrador, Chuí, Cristal, Jaguarão, Pinheiro Machado, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul foram contrários a proposta da Azonasul de impedir o direito ao trabalho da população em atividades denominadas “não essenciais”.
Listamos, a seguir, os demais municípios pertencentes à Associação e os Prefeitos atuais que foram, portanto, FÁVORÁVEIS a medida autoritária de paralisação de atividades (LOCKDOWN), ferindo o direito ao trabalho e livre iniciativa garantidos pela Constituição Federal (Art. 170, CF). Clicando no nome do prefeito é possível ter acesso a sua página na Azonasul com seus dados públicos (e-mail, telefone) para a cobrança democrática:
PREFEITOS DA ZONA SUL QUE VOTARAM A FAVOR DO LOCKDOWN
Arroio do Padre
Arroio Grande
Candiota
Canguçu
Capão do Leão
Cerrito
Herval
Morro Redondo
Pedras Altas
Pedro Osório
Pelotas
Piratini
Santa Vitória do Palmar
Santa da Boa Vista
Turuçu
Conforme relatamos em artigo anterior, não há consenso científico sobre a diminuição de mortes e infectados com a adoção de medidas draconianas de impedir o direito ao trabalho. Os trabalhos científicos relatando a ineficácia do lockdown, com o estudo em várias cidades do Brasil e do mundo, podem ser encontrados aqui.