Com Lockdown, Sul do RS enfrenta abusos às liberdades religiosa e de trabalho, vídeos repercutem em todo Brasil

A adoção recente de Lockdown regional promovido pelo governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) e pela maioria dos Prefeitos dos municípios da Zona Sul do RS (Azonasul), mostrou nos últimos dias o seu efeito. Pelo menos 3 cidades apresentaram abordagens contra às liberdades religiosa e de trabalho, afrontando a Constituição Federal (Art. 5o e Art. 170).

Em Pelotas, comerciante em desespero argumenta aos fiscais em vídeo de grande repercussão:

Quem é que disse que não sou Essencial. Daqui eu sustento a minha Família, os meus Funcionários. Vocês estão sendo Pagos por Nós, pelos Nossos Impostos. Se eu Não Trabalho eu Pago Imposto Como?

Comerciante em Pelotas

Em Morro Redondo, vinícola Nardello foi alvo de multa, para desespero do trabalhador recebido por policiais armados:

Em Santa Vitória do Palmar, moradores foram alvo de afronta à liberdade religiosa com Igreja Matriz sendo multada. Padre Cristiano Pereira foi abordado na própria Igreja por fiscal:

Em entrevista ao site Políbio Braga o Pároco, que no dia anterior encontrou população na entrada da cidade, relatou a abordagem:

Foram duas vezes. O vídeo foi sábado a noitinha. Eles entraram, ordenando que a igreja fosse fechada, alegando a existência de decreto municipal que impôs lockdown entre quarta-feira e segunda de madrugada.

É abusivo e a ciência não há evidência científica de que funcione. Restringe o direito de ir e vir, ao trabalho e à liberdade religiosa. Na quinta-feira, fizemos missa de Corpus Christi.

Padre Cristiano Pereira

A Aliança Pelotas, representante dos segmentos produtivos locais, repudiou as medidas restritivas e o fechamento das atividades sociais e econômicas adotados no município em manifesto intitulado “A economia regional está jogada à própria sorte”:

Reiteramos a importância de preservar a produção, os empregos, as empresas e a renda da região, pelo que entende que o fechamento das atividades empresariais e produtivas não é a solução para o enfrentamento da disseminação do coronavírus.

Trecho Manifesto da Aliança Pelotas

O ataque à liberdade religiosa viola a Constituição e no caso da Igreja Católica, viola tratados internacionais entre o Estado do Brasil e o Estado do Vaticano, não há consenso científico sobre a diminuição de mortes e infectados com a adoção de medidas draconianas de impedir o direito ao trabalho. Os trabalhos científicos relatando a ineficácia do lockdown, com o estudo em várias cidades do Brasil e do mundo, podem ser encontrados aqui.

Deixe uma resposta