
O dr. Alessandro Loiola, em seu canal no Telegram, apresentou alguns dados de fontes oficiais a respeito da pandemia em vários estados do Brasil, apresentamos seu questionamento quanto ao RS:
1) A campanha de vacinação contra a covid-19 no Rio Grande do Sul (RS) teve início em janeiro de 2021.
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/01/19/vacinacao-contra-a-covid-19-comeca-nas-redes-municipais-de-saude-do-rs-veja-como-foi-o-1o-dia.ghtml2) Em termos proporcionais, o RS está entre os estados que mais vacinaram sua população: 33% dos gaúchos já receberam a primeira dose da vacina e 14% já receberam a 2a dose.
https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/3) Contudo, o RS agora apresenta taxas de mortes semanais por Covid19 DUAS VEZES MAIORES que a média no pico da doença em 2020 (vide figura).
4) O que está acontecendo?
Em outra postagem o médico também pede por transparência das autoridades quanto aos efeitos colaterais das vacinas e questiona a porcentagem de óbitos que correspondem a pessoas vacinadas e não vacinadas:
1) Qtos efeitos colaterais das novas vacinas ocorreram no Brasil?
2) Qtos óbitos potencialmente associados?
3) Qtas dessas pessoas pegaram a doença?
4) Qtas adoeceram e morreram?
5) Qtos % do total de óbitos correspondem a pessoas vacinadas e não-vacinadas?

A média de óbitos semanais da região sul do RS, divulgada pela Azonasul, também apresenta curva semelhante, acentuando número de mortes após início da vacinação na região, o qual aconteceu em janeiro do presente ano.